
As transferências bancárias entre contas portuguesas, a partir desta segunda-feira, passam a ter a confirmação do beneficiário antes de ser dada a ordem final do envio do dinheiro.
A nova obrigação é semelhante ao que já acontecia nas transferências nas caixas automáticas Multibanco, em que já aparecia o nome do titular da conta que iria receber o dinheiro, permitindo que a pessoa que faz a transferência tenha a certeza de que o beneficiário é o correcto.
É esta funcionalidade que o Banco de Portugal obriga agora a todas as transferências em qualquer que seja o canal disponibilizado pelos bancos, seja através de ‘homebanking’ ou da aplicação digital que os clientes têm nos seus telemóveis.
Também nos débitos directos esta funcionalidade estará presente para confirmar que o devedor é o titular da conta a debitar.
O objectivo é reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados. O sistema de pagamentos terá mais novidades ao longo deste ano.